top of page

 

 

Introdução

 

O tempo exagerado que os jovens passam em frente ao computador ou com o telemóvel na mão, pode ser um motivo de preocupação para os pais e encarregados de educação.

     Inicialmente, os pais receberam as novas tecnologias de braços abertos, mas desde cedo perceberam que os seus educandos não a utilizavam apenas para realizar trabalhos, e que as novas tecnologias podem representar um perigo para os mais novos, e não só.

 

Diferenças:  bullying /cyberbullying:

 

- No espaço virtual, as provocações estão permanentemente a atormentar  as vítimas. Antes, o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola. Agora é o tempo inteiro.
  - Os jovens utilizam cada vez mais ferramentas de internet e de troca de mensagens via telemóvel e muitas vezes expõem-se mais do que deviam.
- A tecnologia permite que, em alguns casos, seja mais difícil de identificar o(s) agressor(es), o que aumenta a sensação de insegurança. 

 

Que métodos são utilizados?

 

     Os métodos usados por um cyberbully são os mais variados.

     O cyberbullying é realizado através da internet e procura humilhar e ridicularizar as pessoas perante a sociedade virtual.

     O agressor serve-se destas tecnologias para transtornar a sua vítima.

     As pessoas que praticam o cyberbullying são normalmente adolescentes sem limites, insensíveis, insensatos e inconsequentes.

 

 

 

 

 

© 2015 Ines Garcia  Mirian Silva e João Gutierres.

bottom of page